quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Jobs no PostgreSQL

Essa semana a equipe de peogramadores do detran, que está desenvolvendo um novo sistema interno usando postgreSQL precisou usar algo equivalente aos Jobs do oracle para agendarem algumas tarefas de manutenção do sistema.

Como todos sabem sempre podemos contar com o cron para coisas desse tipo, porém, um recurso integrado ao banco de dados, onde o corpo da definição dos jobs possa ser escrito diretamente em sql, facilita bastante a vida de quem tem que criar e manter esses jobs.

Baseado nisso eu fui atraz de um software do pessoal do pgadmin, o pgAgent. O incoveniente que achei foi que não tive como instalar no servidor apenas o pgagent, uma vez que esse só é distribuído junto com o pacote do pgadmin.

Após instalar o pgAdmin3 no servidor eu usei o script do pgagent para criação do banco de dados onde vão ficar armazanados os jobs:

yum install pgadmin3
su - postgres
psql -d pgagent -f /usr/share/pgadmin3/pgagent.sql
pgagent hostaddr=127.0.0.1 dbname=pgagent

Após isso infelizmente o nó Jobs não apareceu no meu pgAdmin3 1.6.3 no meu velho laptop hp rodando ubuntu edgy, mas inesplicavelmente apareceu e funcionou perfeito no pgadmin3 1.6.3 no windows do desktop do meu amigo Felipe Nogueira.

Com isso resolvemos o problema dos jobs e eu fiquei com mais vontade de comprar um laptop novo.

Nenhum comentário:

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru